As características relevantes sobre a crise são a separação, decisão e definição

Vivenciar a separação, por morte, perda de emprego, termino de relacionamentos é um processo doloroso e de despedaçamento dos sonhos, das expectativas, grande frustração. Nesse momento de sofrimento intenso, cada um lida a sua maneira, mas todos tem que tomar uma decisão, permanecer e morrer juntamente com o outro ou encontrar alternativas para reiniciar, reeditar e recomeçar.

E para que seja possível recomeçar, a definição auxilia no redirecionamento dos desejos, sonhos, planos para o futuro. Situações de crise são particularidades, porém universais. Desde muito cedo, ainda na primeira infância a crise está relacionada aos aspectos instintivos, fome, sono e dores, porém com o desenvolvimento as crises vão se tornando aprimoradas, junto com ela a o modo de lidar também.

No ambiente corporativo as crises mais variadas são possíveis de se vivenciar, mudança de gestão, demissões, admissões, perda de clientes, dificuldades financeiras, mudanças sociais, politicas, culturais. Pode se considerar que onde se tem capital humano em movimento á crise estará presente em alguma proporção. O autoconhecimento é um diferencial em meio a crise, pensar, avaliar, compartilhar e elaborar é um disparador eficiente, e agente de mudança.

Considere alguns aspectos a pensar:

• Quais são as alternativas, que saídas eu tenho?

• Com quem posso contar nesse momento?

• Como meus pensamentos e atitudes podem influenciar?

• Coloquei no papel os prós e os contras?

• O que estou fazendo comigo e com as pessoas que me cercam?

• O que estou ou deixando de fazer comigo e com as pessoas que me cercam?

O autoconhecimento é uma ferramenta para a saída da posição de vítima, e aquisição de responsabilidade, revisão de valores e adequação a nova realidade. Muitas coisas e situações externas podem sim contribuir no processo de crise, mas a decisão de sair é individual e irrevogável. E se por ventura você não conseguir sozinho! Busque ajuda.

Érica Rodrigues

Érica Rodrigues

Psicológa Clínica em Consultório de Psicologia
Coordenadora pedagógica e pós graduada em Psicanálise.
Érica Rodrigues

Últimos posts por Érica Rodrigues (exibir todos)

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *