Desafios diários da carreira

O desemprego bateu na sua porta? A recolocação tem sido um desafio para você? Você não esta sozinho!

O mercado de trabalho tem se tornado um desafio, para os que estão em busca de recolocação, para os que estão empregados e também para os empregadores.

Ficar acomodado, deixar as coisas como estão para ver como é que ficam, é o grande empecilho para o crescimento da empresa, para o empregado e para uma carreira. Diariamente é possível presenciar indivíduos com uma sólida experiência profissional enfrentando um comunicado de demissão.

PENSE:

“O QUE ACONTECEU! DEPOIS DE TANTOS ANOS DE DEDICAÇÃO! DEMITIDO ?”

“A EMPRESA FAZ UMA REESTRUTURAÇÃO, E EU ESTOU DESATUALIZADO?“

“NÃO ME ENQUADRO MAIS DENTRO DA POLÍTICA DESSA EMPRESA ?”

Em situações como essas que o profissional começa a perceber como está o mercado, e talvez tenha se acomodado e deixado de investir na sua carreira profissional e pessoal. Devido essa acomodação e falsa estabilidade, o profissional não percebe os sinais de mudança no mercado, e consequentemente dentro da empresa, não investe em qualificação, em aprimoramento, fica longo tempo sem atualização e sem que consiga desenvolver alguma nova habilidade.

Afinal de contas, sempre foi mais fácil deixar as rédeas da carreira profissional nas mãos dos outros, da empresa, da condição social. Sem animo ou motivação de buscar novas competências, fica desatualizado e com conhecimento ultrapassado, o desenvolvimento pessoal não acontece e a tão inesperada carta de demissão é um novo problema a ser resolvido.

Para a empresa que busca crescimento ficar com um funcionário estático é perder tempo e dinheiro, pois o funcionário desatualizado não compreende as necessidades reais se torna um centralizador e será o gargalo da empresa, impedindo o avanço e crescimento.

Você não consegue controlar uma ação externa, que envolve toda uma condição social e econômica, mas você pode sim encontrar em meio ao desemprego e recolocação as oportunidades de fazer algo que goste e se gostar muito, o dinheiro virá em consequência.

Érica Rodrigues

Érica Rodrigues

Psicológa Clínica em Consultório de Psicologia
Coordenadora pedagógica e pós graduada em Psicanálise.
Érica Rodrigues

Últimos posts por Érica Rodrigues (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *