Será que tenho idade para empreender?

É muito engraçado como a maioria das pessoas ainda se prendem ao tabu “idade”, como se representasse algo de grande relevância no mundo empreendedor. Nas empresas que trabalhei e até mesmo em roda de amigos, sempre ouço dizerem: “É muito novo e ainda não tem experiência” ou “É muito velho e não está atualizado com o mundo atual”.

Sinceramente não importa se você é “muito novo” ou “muito velho”. O que realmente importa é ser extremamente apaixonado por aquilo que você acredita e quer realizar. Quando acreditamos verdadeiramente em algo, conseguimos vender a ideia para qualquer um, porque está no sangue o seu sonho e isso contagia as pessoas que estão ao seu redor.

No mundo do empreendedorismo o que conta são quatro qualidades que julgo serem as mais importantes dentro de um perfil de sucesso.

Ser fissurado em solucionar problemas: Você irá deparar-se com vários do início ao fim do seu negócio e pior, dos mais diversos graus. Precisa realmente gostar de solucioná-los, caso contrário terá muita dor de cabeça a ponto de abrir mão dos seus sonhos.

Melhorar a vida das pessoas: Todo o bom empreendimento visa melhorar (facilitar) a vida dos seres humanos de alguma forma, pois sempre tentam inovar em algo. Se o seu sonho não é inovador a chance de não dar certo é grande.

Estar sempre disposto a trabalhar: E trabalhar muito! De segunda a segunda, dia e noite, pois como diz o ditado “É o olho do dono que engorda o gado” e quem já empreende sabe o que estou dizendo.

Ter Humildade: Ser humilde para aprender, principalmente com os erros. Sabendo recuar quando for preciso. Possibilitando assim, criar novas estratégias e oportunidades.

“Estar pronto para aprender e tentar novamente, fazem parte das qualidades de um bom empreendedor independente de idade”

Para motivar você que está querendo empreender, mas acha que a idade prejudica em algo, separei 3 exemplos de empreendedores de sucesso que mostram que idade é mero detalhe. Assim, você entenderá que idade não impossibilita ninguém de trilhar o caminho que acredita.

Roberto Marinho: Fundou a Rede Globo aos 60 anos de idade, antes ele focou seus projetos em jornais e rádio sendo presidente desde jovem das Organizações Globo.

Drew Houston e Arash Ferdowsi: Fundadores da Dropbox, aos 24 anos o Drew e o sócio dois anos mais novo que ele e ainda cursando a faculdade. Drew enfrentava dificuldades para acessar os seus arquivos em computadores diferentes e a única solução que tinha na época era gravar tudo em pen drive, mas o que ele queria realmente era armazenar todos eles em uma central on-line. Eles criaram o produto revolucionário, que é usado por mais de 300 milhões de pessoas.

Catherine Cook e Dave Cook: Lecionando o Ensino Médio criaram a empresa My Year Book que depois de muito sucesso foi comprada pela rede social Quepasa. Na época eles perceberam que a maioria das escolas americanas ofereciam aos alunos um álbum de fotos para relembrar os principais acontecimentos do ano e eles tiveram a ideia de criar uma versão digital.

Portanto, na próxima vez que você estiver preocupado em ser muito novo ou muito velho para começar o seu próprio negócio, lembre-se dessas pessoas. E acredite que independentemente da sua idade, você pode transformar seus sonhos em realidade. Basta querer e lutar!

Por Juliana Leitão: Mestre em Educação, Administração e Comunicação, Coach e palestrante na empresa ECCS.

Carolina Silva

Carolina Silva

Fundadora em Educação Corporativa Carolina Silva
Administradora de empresas, proprietária da ECCS, cuidando da Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.
Carolina Silva

Últimos posts por Carolina Silva (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *