O Empreendedor de sucesso depende do auto conhecimento.

Por Erica Rodrigues

Quando o assunto é Empreendedorismo, é importante pensarmos em duas posturas diferenciadas. O empreendedor nato e a postura empreendedora que se desenvolve com as experiências. E como saber qual dessas você se encaixa, buscando auto conhecimento?

Na infância todos são estimulados das mais diversas maneiras e em diferentes intensidades, por meio do relacionamento social, condições econômicas, e vivencias emocionais. É a partir desses estímulos que se entende a vida. Com isso desenvolve-se  as  características de personalidade que serão a influencia na condução  da vida adulta e também na escolha da carreira profissional.

Considera-se que os estímulos do período da infância estão correlacionados à pré-disposição da capacidade de empreender, o empreendedor nato. Em outros casos o individuo entende suas  experiências,  aprende e desenvolve a postura de empreendedor.  Porém, é importante ressaltar que essas citações não são definitivas, à medida que cada individuo se relaciona com suas experiências de vida, expectativas e experimenta a realidade notoriamente direciona as suas decisões em busca de empreender.

Pensando nessas influencias, muitas das vezes o individuo desconsidera o auto conhecimento, sendo que para o sucesso profissional ao empreender esse é o único aspecto que não pode ser deixado de lado, ou para pensar depois, pois é por meio dele que conhecemos os nossos valores, e os conhecendo é possível evitar violação, descontentamento, e uma frustração maior que conduza ao insucesso.

Érica Rodrigues

Érica Rodrigues

Psicológa Clínica em Consultório de Psicologia
Coordenadora pedagógica e pós graduada em Psicanálise.
Érica Rodrigues

Últimos posts por Érica Rodrigues (exibir todos)