As 5 Soft Skills para você empreendedor
Imagem: Shutterstock

Hoje vamos trazer um assunto muito importante e que talvez poucas pessoas saibam com clareza o seu real significado. Eu me refiro às Soft Skills, sim são as habilidades comportamentais, socioemocionais mais faladas no momento.

E isso acontece porque as empresas acabam contratando as pessoas por conta das Hard Skills (que são as habilidades técnicas), cerca de 90% e nessa mesma proporção demitem seus funcionários por conta das Soft Skills, de acordo com uma pesquisa realizada pelo grupo Michael Page.

E o que isso tem a ver com um empreendedor? Certamente tem tudo a ver. Um empreendedor, ou alguém que deseja empreender precisa muito desenvolver essas habilidades comportamentais para ter mais segurança e desenvoltura para lidar com os desafios cotidianos, ao mesmo tempo, que isso acaba contribuindo com insights para o desenvolvimento do seu negócio.

A seguir listaremos as cinco principais Soft Skills essenciais para um empreendedor desenvolver:

  1. Gestão do tempo: que está ligada à produtividade. É a capacidade de fazer escolhas em favor de um novo hábito: o quanto do seu tempo tem sido investido para construir o projeto do seu negócio; o quanto você tem se dedicado para gerenciar o seu negócio e até mesmo o tempo separado para se capacitar.
  2. Empatia: é a capacidade de se colocar no lugar do próximo, essa é uma grande aliada para uma ideia de negócio. Afinal, criamos um produto ou serviço a partir da identificação de uma dor no mercado. E quando temos essa sensibilidade é mais fácil definir com o que vamos trabalhar e ter clareza do nosso propósito.
  3. Resiliência: ela está ligada a nossa capacidade de reagir aos problemas, lidar com diversas situações e adaptar-se. Um empreendedor sabe que precisa lidar com riscos à todo momento, mudanças na economia, comportamento do consumidor e até situações como uma pandemia global.
  4. Criatividade: é a capacidade de inovação e mais do que isso, é ter um jeito especial para fazer as coisas e também resolver problemas. É fugir do convencional, pensar fora da caixa.
  5. Comunicação: a nossa habilidade de dialogar com o nosso público. Nessa era digital é essencial desenvolver essa habilidade. Estamos cercados por diversos meios de comunicação e os nossos potenciais clientes utilizam, de muitos deles, como as redes sociais, dessa forma é preciso saber muito bem o que dizer e fazer isso da melhor forma possível.

Bom, essas são algumas das Soft Skills que eu considero mais importantes que um empreendedor deve ter ou desenvolver. E para quem quer desenvolve- lás o ponto de partida é o autoconhecimento. Estar atento às próprias características, procurar a melhoria contínua e refletir as próprias atitudes.

_____

Ouça o nosso Podcast com a Rafaela Camargo em Dicas de Minuto.

Utilize a hashtag #PortalEC nas redes sociais e compartilhe!

Conteúdos gratuitos Espaço Corporativo, no Telegram. Informações & Conteúdos & Oportunidades.