Atitudes para ter o controle da vida financeira na sua empresa
Fonte: Administradores.com
Conhecer os números, as finanças e os indicadores dos negócios são pontos essenciais para que uma empresa possa crescer de maneira saudável. Por isso, é tão importante estar atento para identificar qualquer problema e resolvê-lo de maneira ágil.
Afinal, de acordo com o relatório Causa Mortis, do Sebrae, os principais motivos para um negócio fechar as portas antes de completar cinco anos de funcionamento são falta de planejamento prévio e as dificuldades na gestão empresarial.
Para manter a saúde financeira do seu negócio em alta, confira cinco atitudes simples, porém muito estratégicas que vão beneficiar seu controle financeiro e permitir que sua empresa não passe por apuros.
1) Faça um excelente controle de despesas
O passo inicial de qualquer estratégia de melhora financeira é a análise das despesas. Primeiro, faça uma separação entre gastos fixos e variáveis, e depois some e organize tudo para entender bem seu volume de saídas.
Agora, pegue seus gastos fixos e analise. Veja se é possível encontrar formas de reduzir – renegociando o valor do aluguel, reduzindo o pacote de internet ou fazendo a troca das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, por exemplo.
2) Monte um calendário financeiro
Seu negócio precisa de um calendário financeiro que seja capaz de mapear as datas onde sua empresa fatura mais e quais são os dias com os maiores gastos. Por isso, elabore um que tenha a ver com a realidade da sua empresa.
3) Foque no fluxo de caixa
O controle do fluxo de caixa é indispensável para a saúde financeira de qualquer negócio. Ele ajuda a ter pleno conhecimento das entradas e saídas, sendo possível analisar esse fluxo diariamente. Se você controla e entende o seu fluxo de caixa pode se preparar para quitar seus compromissos financeiros sem precisar de recursos externos (como um empréstimo ou uso do cheque especial).
Com isso, você consegue fugir de problemas como juros com uso do cheque especial e criar estratégias para manter o capital de giro sempre disponível, evitando que seu negócio seja pego de forma desprevenida em caso de alguma emergência.
4) Separe a Pessoa Física da Pessoa Jurídica
Mesmo que você seja o único responsável pelo seu negócio, a melhor forma de evitar problemas financeiros é separando seus gastos pessoais dos recursos da empresa. Essa atitude dá clareza para a situação econômica do seu negócio e evita que você utilize sua reserva pessoal no trabalho (ou use o dinheiro da empresa para fins pessoais).
5) Invista em planejamento
Para otimizar a saúde financeira, o planejamento é a solução! Pense sobre a possibilidade de investir um pouco para melhorar sua gestão. Você pode contar com sistemas completos que analisam o desempenho do seu negócio e ajudam na organização financeira.
Vale ressaltar que esses passos são importantes não só no momento presente da empresa, mas ajudarão a definir o futuro também. Nenhum negócio prospera sem saúde financeira e mantê-la bem deve ser a prioridade de qualquer diretor financeiro.
Eric Garmes é co-founder da Paschoalotto.