Empreendedorismo

Identificar oportunidades de melhorias no trabalho também é empreender

No último texto, nós falamos a respeito das motivações que devem levar uma pessoa a empreender, e o dinheiro apesar de essencial deve ser uma das últimas motivações quando queremos abrir o próprio negócio.

Mas hoje, vamos abordar um assunto um pouco diferente.

Você já ouviu falar em intraempreendedorismo? É algo bem legal, que as empresas estimulam entre seus funcionários para melhorar seus processos e até mesmo a qualidade de vida de cada um deles. O intraempreendedorismo nada mais é que identificar oportunidades de melhorias dentro das empresas, são aquelas pessoas que conseguem perceber no dia a dia de trabalho o que pode ser modificado buscando a qualidade e excelência. Profissionais que desenvolvem essa capacidade empreendedora são bem vistos, obviamente. A empresa sabe reconhecer isso e conta com pessoas assim.

Você pode pensar, qual a vantagem de identificar oportunidades de melhoria na empresa se ás vezes, apesar do reconhecimento eu não sou promovido ou valorizado. Bom, é ai que você deve deixar de lado apenas ganhos monetários, e valorizar o seu potencial, a experiência que a sua ideia proporcionou, a marca que você vai deixar na empresa independentemente do tempo em que você estiver lá, ás melhorias que você trouxe para os demais colaboradores e o seu diferencial como profissional que faz parte de você e do seu currículo agora.

Pense que intraempreender é um exercício diário que aprimora a sua percepção a pontos de melhoria, é mostrar-se engajado e proativo, é de fato vestir a camisa da empresa e trabalhar para que ela cresça e consequentemente as pessoas que trabalham nela também.

Vamos a um exemplo bem legal de intraempreendedorismo que mudou a indústria de vídeo game. A marca Playstation se tornou o que conhecemos hoje graças a um engenheiro, o jovem Ken Kutaragi que trabalhou por conta própria no desenvolvimento de um chip de som que se tornou hoje um dos vídeo games mais conhecidos no mundo. É claro que precisou de alguém que enxergasse o trabalho dele e investisse na ideia. Contudo isso de fato
aconteceu e transformou a conceito de vídeo game da época.

Esse exemplo que eu trouxe é para mostrar que ideias geram oportunidades que posteriormente fazem toda a diferença. Não se preocupe em querer fazer algo extraordinário na empresa que você trabalha, ou que vai trabalhar. As grandes diferenças acontecem com pequenas atitudes, é isso que deve ficar bem claro.

E ainda assim, é melhor agir hoje mesmo que com atitudes simples, mas que geram mudanças, do que aguardar até o momento de agir para fazer algo extraordinário e que talvez nunca chegue.

Florence Stephanie

Flórence Stephanie, estudante de administração e marketing digital. Certificada em marketing de conteúdo e experiência do cliente. "Acredito que o verdadeiro sucesso tem a ver com quem nos tornamos ao longo da vida e quanto isso nos torna feliz!".

Você também pode gostar...