Networking: como criar uma boa rede de contatos
Network e Networking: significado e para que serve
Um Networking rico e bem alimentado pode aumentar suas oportunidades de sucesso profissional. Por meio do relacionamento e apoio de pessoas com propósitos e objetivos parecidos.
Network é um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou trabalho em rede. O que é networking, então: trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.
Network ou networking?
Ambas as palavras dizem respeito ao mesmo assunto. A diferença é que network é mais ligada ao significado substantivo de “rede de contatos”, enquanto networking nomeia a atividade de cultivar essa rede.
Como fazer networking e cultivar uma boa rede de contatos
Por mais potente que essa rede de contatos possa parecer, pouca gente sabe como trabalhá-la da melhor forma possível. Imagine que você participará de um evento de relacionamento em breve. Como se preparar? Basta levar um bolo de cartões para distribuir. Não é bem assim.
O verdadeiro Networking está baseado em relações de troca, onde você não deve pensar apenas no benefícios que ganha, mas também no que tem para oferecer.
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Ativando seus contatos
Ao final dos eventos de Networking, também não esqueça de ativar os seus contatos. Isso quer dizer falar com a pessoa novamente após a ocasião em que se conheceram.
Durante o evento, você estará em contato com muitas pessoas ao mesmo tempo, talvez não se lembre de todas. É comum no dia seguinte você ter o cartão de alguém e não se lembrar exatamente quem é.
Não adianta se apresentar, conhecer novas pessoas e trocar cartão sem que depois seja aberto um diálogo fora do evento. Separe alguns contatos e envie um e-mail, adicione em uma rede social ou mande um whatsApp com a apresentação dos seus serviços, e lembra-o de onde se conheceram.
Mantenha boas estratégias de network
1. Tenha sempre uma boa resposta para o que você está fazendo atualmente.
Se alguém perguntar o que você anda fazendo, não dê respostas vagas. Tenha um discurso pronto sobre seu trabalho atual, para que as pessoas entendam o que é exatamente o seu trabalho e como sua carreira evoluiu.
2. Crie conteúdo
Um conteúdo relacionado ao seu campo de trabalho atual. Aos poucos, conforme você compartilha seus projetos, as pessoas poderão entender o quanto você é bom no que faz. Isso pode também aumentar o respeito pelo seu trabalho. Crie autoridade!
Mantendo o aquecido
1. Participe de eventos, feiras (online ou presenciais).
2. Troque contatos durante os eventos (o cartão de visita ainda é valioso).
3. Seja uma pessoa participativa, tanto de eventos como nas conversas.
4. Compartilhe dos seus objetivos com os mais próximos, comece pela família, eles poderão lembrar de você quando uma nova oportunidade surgir.
5. Aproxime-se de pessoas com os mesmos interesses, seja interessado sem ser interesseiro. É diferente.
6. Interaja nos posts de pessoas não tão próximas (isso vai fazer com que elas lembrem de você).
7. Apoie quando pessoas da sua rede precisarem (network é para ambas as partes). Entregue!
8. Evite criticar ou falar mal.
9. Mantenha seus perfis atualizados, escolha pelo menos uma rede social para manter seus projetos profissionais.
10. Crie oportunidades.