Empreendedorismo

O medo que te impede de empreender

Você com certeza já ouviu a frase “não permita que o medo de cair, te impeça de voar”. Ao refletir essa frase eu percebo quantas verdades estão embutidas nela. Caso esse seja o seu primeiro contato com ela, você precisa ser sincero consigo mesmo para admitir que ela traz verdades a nosso respeito.

E esse tal de medo? Bom, a melhor definição que consigo atribuir a ele é a sinalização de um ponto fraco que existe em nós. Quantas vezes já deixamos de fazer algo por “medo”. Medo de arriscar, medo de errar, medo de não dar certo, e até mesmo por medo de vir a dar certo, e não sabermos como reagir nos próximos passos?

O dicionário define o medo como um estado afetivo suscitado pela nossa consciência, que pode estar fundamentado de forma irracional ou racional. E aí está a causa, perceba que o medo é algo criado em nossos pensamentos, e a cada novo pensamento podemos estar alimentando ele ainda mais ou não.

E o que isso tem a ver com empreendedorismo? Isso tem tudo a ver! Quantas não foram as oportunidades perdidas por nós, de criar um negócio bom, que presta ou vende serviços com excelente qualidade e atendimento? Eu tenho aula com um professor sábio que diz que o que nós não fizermos agora, vai surgir alguém que fará no nosso lugar, e isso é fato. O que foi inventado hoje, amanhã pode estar ultrapassado.

A questão é que o medo faz parte de nós, e ele mostra alguns pontos em nós que precisam ser trabalhados. Correr riscos faz parte da jornada de todo empreendedor, é uma característica viva apreciada nos empreendedores de maior sucesso. E esse medo ao mesmo que deve ser usado para te manter consciente dos seus passos, ele deve ser enfrentado e vencido. Porque a vida também é feita de superação, a cada passo que damos, um novo obstáculo surge, e nós o enfrentaremos e seremos mais fortes, e mais preparados para os próximos que surgirem.

Nós só conheceremos o resultado, se nos alimentarmos de coragem para fazer o que é preciso, e isso vale para tudo na vida. No mundo dos negócios parece ser pior, mas tudo é uma questão de ponto de vista, já que muito provavelmente o medo que as vezes alimentamos em nós tem sido o principal empecilho do nosso sucesso empreendedor.

Para encerrar, deixo a frase de um dos imperadores mais conhecidos da História: “Quem teme ser vencido, tem a certeza da derrota” – Napoleão Bonaparte.

Florence Stephanie

Flórence Stephanie, estudante de administração e marketing digital. Certificada em marketing de conteúdo e experiência do cliente. "Acredito que o verdadeiro sucesso tem a ver com quem nos tornamos ao longo da vida e quanto isso nos torna feliz!".

Você também pode gostar...