Cotidiano

O quão velho você é?

How old are you? Traduzido do inglês significa o quão velho você é. Pensando sobre essa frase voltei ao passado, ao tempo de infância onde moram as recordações mais gostosas. E é a partir desta pergunta que te convido a olhar para trás e vasculhar suas caixas de memórias.

Andamos tão ansiosos e preocupados que as lembranças se perdem com o passar dos dias, vivemos uma vida adulta tão enfadonha com uma sociedade massacrante nos cobrando o tempo todo, mas em meio a esse caos tente se recordar das peripécias da infância, de quando subia no pé de manga e ali mesmo, devorávamos seu fruto, dos machucados após um futebol com os amigos, do tampão do dedo que saiu ao chutar o chão, o ardor do mertiolate, do dedinho esmagado pelo carrinho de rolimã, o pique esconde, pega-pega, o jogo de taco (meu preferido), jogo de bolinha de gude, o pião que rodava no chão, a peteca de pena de galinha, o joguinho de pegar pedra, a boneca feita de espiga de milho, quando prendia o siriri no vidro e tantas outras meninice.

E quando aprontávamos de mais e a mamãe vinha logo com a varinha de marmelo, a espada de São Jorge, a boa e velha cinta do papai, e o inesquecível chinelo havaiana. Correções essa que moldaram nosso caráter nos transformando em boas pessoas.

Quem não se lembra da adolescência, quantas dores e quantos amores, tudo já superado, o exame para conseguir a habilitação, o nome na lista de aprovados da faculdade, a festa de calouros, a primeira prova, poxa pegou duas DP, o baile de formatura, o primeiro curriculum vitae, o primeiro emprego, o tão esperado pagamento, a aquisição do primeiro carro e também da casa, encontrar o amor da sua vida, o pedido de casamento, o grande dia, a notícia do primeiro filho, a doença inesperada que abateu até a alma, a cura tão sonhada, a vitória alcançada, dias e dias que se foram marcas e cicatrizes de tudo que já se passou.

Se analisarmos bem somos feitos de lembranças e em meio a uma vida tão corrida elas nos revelam o quão forte somos, nos arrancam boas risadas e deixam uma imensa saudade, aproveitando esse momento pegue sua caixa e me responda: O quão velho você é?

Sandy Ellen

Enfermeira, atuando há 10 anos no cuidado com o próximo.

Você também pode gostar...