Espaço Cidades

Palestra com o professor Cortella marca retomada em Jundiaí

26/11/2021 | 14:12

O professor e filósofo Mario Sergio Cortella foi palestrante no Café Show realizado pela Associação Comercial Empresarial de Jundiaí na última quarta-feira (24).

Associação em Jundiaí reúne 700 pessoas e marca sua retomada nos eventos. Foto: Rafaela Camargo Assessoria

O Portal Espaço Corporativo esteve presente no evento que seguiu todos os protocolos e medidas de prevenção ao COVID-19. Em um espaço arejado, encontramos álcool gel em todas as entradas, com uso de máscaras obrigatório e certificação da vacina em dia, participamos da palestra que teve como tema “Da oportunidade ao êxito!”

Como sempre faz, Cortella conduziu o público à reflexões e iniciou a palestra mencionando sua proximidade com a cidade de Jundiaí, o avó de seu filho era policial do 1º Grupamento e trabalhava entre Jundiaí e São Paulo, em uma época em que não existia celular, “mas nem por isso o trabalho deixava de ser bem feito”.

Durante sua narrativa, o professor colocou a força e cooperação entre as pessoas como ferramenta de apoio diante do momento pandemia vivida por todos, incluindo pelos empresários.

Cortella fez referência à musica “O bêbado e a Equilibrista”, famosa na voz de Elis Regina. À esperança equilibrista, uma analogia ao poder de associações comerciais, que transformaram as dificuldades em protagonismo para seguir a diante.

Não finja que a dificuldade não existe, as coisas não vão deixar de ser difíceis. Só não deixe de ter esperança.

“Faz escuro, perdemos familiares, equipes de trabalho, tivemos várias perdas, de todos os tipos, e pessoas importantes para nós, mas não perdemos a esperança.”

Ele contou que antes mesmo do anúncio oficial da pandemia, tinha instalado em seu escritório um dispenser com álcool gel, onde destacou a frase “Cada pessoa é responsável por todas as pessoas”.

E foi o que vivemos quando cuidamos, zelamos e nos dispusemos a seguir as recomendações sanitárias, quando passamos a utilizar máscaras e fizemos deste cuidado um hábito para nós e para com as outras pessoas, assim como tomar e levar os Seus, como levei os meus, para tomar a vacina. Todos nós somos responsáveis.

Após momento montanha russa, esperamos que de fato esse momento tenha passado, o abre e fecha no comércio foi necessário, e talvez estamos entrando no momento carrossel, nada ainda e tão prazeroso.

Mais já podemos mesmo ressabiados e ainda seguindo as medidas de proteção voltar aos encontros presenciais. Os apertos de mão e os abraços que todo bom brasileiro gosta ainda não são possíveis, mais os olhos nos olhos já podem se ver fora das telas.

“Normal é o que está na norma. O restante é comum”, disse Cortella.

“Não é porque você faz algo por 20 anos que você continua apto a fazer.”

“Você não espera o vento, vai buscar.”

“Mudar é complicado mais ficar é perecer.”

Em 1 hora de palestra e entre várias reflexões o professor foi deixando suas pérolas, frases que servirão de ponto de partida para a retomada dos trabalhos.

O Café Show da ACE de Jundiaí aconteceu no anfiteatro do Centro Universitário Padre Anchieta, para um público de 700 pessoas, com o objetivo de gerar networking e marcou a retomada dos eventos presenciais realizados pela associação.

 

Você também pode gostar...