Comportamento

Para que ter um propósito de vida?

Imagem: Reprodução da internet

Já pensou em qual é o seu propósito de vida?

Algumas pessoas vivem a vida toda tentando descobrir o propósito de sua própria existência. Algumas falham nessa tarefa e outras conseguem se encontrar. O fato é que se você tem um propósito de vida definido isso pode ajudar a ter uma vida mais saudável e feliz.

Lembrando que há também pessoas que conhecem o seu propósito, mas ainda assim se desviam e até mesmo mudam. E isso pode impactar em sua vida emocional, podendo adoecer e perder o sentido em pequenas porções até que a sua essência seja toda modificada. Mudar exige planejamento e autoanalises, e não dispensa a ajuda de profissionais.

Ter um propósito é Saber quem Você é!  De onde você Vem!  Para onde Você vai. E viver cada dia ao máximo e com todo o potencial.

Quando você conhece o seu propósito de vida fica mais fácil se concentrar no que é mais importante. Ao manter o foco em um objetivo específico você é capaz de encontrar sua direção e ficar longe das distrações. E se for necessário mudar, após um tempo para o redirecionamento, ainda sim sabe como prosseguir.

Conhecer o seu propósito ajuda você a encontrar sua verdadeira paixão. Seja um sonho de infância ou um estilo de vida recém-adotado, a paixão direcionada e bem planejada leva você até os seus objetivos e realizações.

As pessoas que conhecem o seu propósito de vida são imparáveis. São fiéis e moldam a vida de acordo com o propósito e influenciam os que são sugestionáveis. Sugestionáveis são os que não conhecem seu propósito de vida não têm tanta clareza sobre o que querem e, portanto, perdem tempo com coisas não uteis.

Quando você tem um propósito na vida, você o expressa constantemente e baseia suas decisões, pensamentos, sentimentos e ações em torno dele. A pessoa que conhece seu propósito de vida tende a causar um impacto maior através de seu trabalho, o que estimula um sentimento de gratificação.

Para ter um propósito de vida é fundamental trabalhar o autoconhecimento. Saber quem é, o que é, e porque é. E além disso, pessoas com objetivos de vida acabam sendo mais protegidas de transtornos emocionais.

Você consegue responder essas pequenas reflexões?!

Quem é VOCÊ?

De onde VOCÊ é?

Para onde VOCÊ vai?

Se você não consegue ainda responder qual o seu propósito, existem ferramentas que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento. E você também pode buscar por psicólogos que por meio da psicoterapia te acompanha no processo de desenvolvimento, planejamento e execução para realização dos seus objetivos.

Érica Rodrigues

Psicóloga clínica, pós graduada em Psicanálise e Gestão de Pessoas.

Você também pode gostar...