Carreira e Cotidiano

Planejamento: Como ele pode te ajudar?

Você já parou para pensar o que vai fazer da Vida esse ano?

Como quer viver daqui para frente?

Onde quer estar e com quem?

Os navegantes com pouca tecnologia se guiam por bússolas e mapas. Esses são instrumentos que ajudam a tomar decisões importantes sobre qual direção seguir, há ter um norte e não se perder ou gastar recursos e tempo com percursos desnecessários.

Para a sua vida não é diferente, você precisa investir em instrumentos que o ajudem a fazer seu caminho com o mínimo de perdas possíveis, essa ferramenta que você pode manipular sempre que necessário se chama planejamento. É o seu mapa, é a sua bussola, para você ter um norte e fazer sua expedição pela vida sem perder recursos e tempo com situações evitáveis. E poder visualizar o futuro com lentes de aumento.

O planejamento te ajuda a tomar algumas decisões, aponta para onde você esta e segue para onde você gostaria de chegar, e o mais importante é, Como, quando e com quem?. Pensar sobre esses aspectos te ajuda a fazer uma avalição de o que deve fazer e o que deve parar de fazer. Quais comportamentos, atitudes, investimentos você quer manter e quais você quer deixar para trás inclusive para aliviar a carga física e emocional. Até porque o fator mais importante da chegada no seu destino, é chegar saudável, tanto fisicamente quanto emocionalmente.

Planejamento é prever o futuro antecipar possíveis obstáculos e ter espaço para os imprevistos com a vantagem de ter um bom aliado ao seu lado, o tempo. Tempo esse que pode fazer toda a diferença no alcance do seu sonho, pois te ajuda a administrar e distribuir a execução de tarefas, evitando procrastinação, distrações e decisões inadequadas baseadas em emoções instantâneas.

Planejar te ajuda a diminuir perdas, evita estresse, afasta frustrações e desvia os gastos desnecessários ou excessivos. Faça seu planejamento sempre, de curto, médio e longo prazo e você terá melhores resultados.

 

Érica Rodrigues

Psicóloga clínica, pós graduada em Psicanálise e Gestão de Pessoas.

Você também pode gostar...