Procedimentos Estéticos: Saiba quando fazer e com quem
Todos nós acompanhamos recentemente um assunto bem comentado na saúde que virou caso de polícia. O uso do fenol que utilizado sem responsabilidade por uma pessoa sem habilitação adequada, e os devido protocolos para procedimentos invasivos causou a morte de um jovem em São Paulo.
Após o caso, a Anvisa publicou no Diário Oficial da União uma Resolução que proíbe a importação, a fabricação, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. Permanecem autorizados os produtos devidamente regularizados junto à Anvisa nas exatas condições de registro e produtos de uso em laboratórios analíticos ou de análises clínicas. Não há produto a base de fenol regularizado na Anvisa com indicação para procedimentos de peeling.
A medida cautelar adotada pela Agência tem como objetivo zelar pela saúde e integridade física da população, uma vez que, até a presente data, não foram apresentados à Anvisa estudos que comprovem a eficácia e a segurança do produto fenol para uso em tais procedimentos.
A determinação ficará vigente enquanto são conduzidas as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso desta substância química, que vem sendo utilizada em diversos procedimentos invasivos. Confira a íntegra da Resolução 2.384/2024. A Anvisa reforça que a medida cautelar foi motivada por preocupações com os impactos negativos na saúde das pessoas e reflete o compromisso da Agência com a proteção à saúde da população brasileira.
Na coluna Portal EC Entrevista desta semana trouxemos um bate-papo com a esteticista Glaucia Cipriano que na época esclareceu algumas dúvidas em um vídeo publicado na rede vizinha sobre o peeling de fenol e explicou como realizar procedimentos de forma segura.
Na época a esteticista compartilhou um vídeo bem explicativo sobre o assunto no Tik Tok. Nós solicitamos o conteúdo, que gentilmente foi cedido. Vamos assistir!
Portal EC Entrevista: Você acredita que vale a pena trazer informações neste momento que esclareçam o procedimento?
Glaucia Cipriano: Sim, acredito que informação e conhecimento libertam!
Portal EC Entrevista: Você faz a aplicação?
Glaucia Cipriano: Não trabalho com fenol. A grande maioria dos cursos para o manuseio e serviço com este produto é para médicos. Hoje já temos fenol em concentrações mais baixas voltados para a estética avançada onde o profissional tem uma formação que o habilita para protocolos invasivos.
Assista ao vídeo onde ela inclusive aborda o rejuvenescimento, e traz a harmonização facial como um conjunto de tratamentos, porque nada é uma solução única, marca uma sessão e resolve tudo.
Portal EC Entrevista: Vamos encerrar perguntando o que você acha da proibição da Anvisa até que tudo seja esclarecido?
Glaucia Cipriano: Eu acho que é uma atitude muito correta, e perfeita para a ocasião. Porque tem que se controlar a venda do produto, e limitar e restringir somente para profissionais da área médica. Então, quem não é da área da saúde, não deve realmente ter acesso do produto para que seja estabelecida a segurança para os pacientes.
Fonte: Ministério da Saúde