Orientação Profissional

Quem não se comunica, se trumbica.

Imagem: studiocomunicacao.com

Peguei emprestada essa celebre frase do velho e saudoso chacrinha para escrever em poucas palavras sobre esse assunto que muita gente tem dificuldade, a comunicação.

Mas a final, o que é a comunicação? Para que ela serve?

São perguntas que parecem serem tão fáceis de responder não é verdade? Mas porque será que tantas pessoas sentem como se estivessem sendo torturadas em relação a esse tema?

Bom… Para sabermos o que é comunicação, primeiro precisamos saber o que ela não é. Não se trata simplesmente de falar, pois existem muitas pessoas que falam mais que o “homem da cobra”, porém, não se comunicam muito bem.

A comunicação é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores, é entender e ser entendido em um diálogo, o problema é quando isso não acontece, não entendemos e não somos entendidos, chamamos isso de falha na comunicação e isso pode ser crucial, fatal em alguns casos.

Quando eu era criança, ouvi uma história que marcou minha vida, falava a respeito de um rei muito poderoso e de seu filho, um príncipe, que saiu do palácio e foi se aventurar.

O rei com saudades do filho e querendo que ele assumisse o seu lugar no trono, ordenou que seus soldados fossem busca-lo. Foi uma surpresa muito grande, pois o jovem se recusou a voltar com os soldados.

Ao saber que seu filho se recusou retornar, escreveu uma carta ao comandante dos soldados: “Meu comandante leal, amo meu filho e quero que ele retorne para casa, o convide a retornar e diga que estou de braços abertos o esperando, caso não queira, tragam a forca”.

Os obedientes soldados cumpriram a vontade do rei e depois de convidar o príncipe a voltar e ele tendo recusado, o mataram na forca.

Obvio que essa não era a vontade do seu pai, o rei. Ele queria seu filho vivo e que o trouxesse a força, porém não foi compreendido.

Essa história ou estória nos constrange a melhorarmos em relação a nossa comunicação com nossos familiares, amigos, colegas e chefia na profissão. Sejamos sempre claros e dispostos a entender a necessidade do outro quando se prontificarem em se comunicarem conosco.

Espero que eu tenha me comunicado bem com você caro leitor, através desse texto.

Anderson Souza

Formado em Teologia, Capelania e Gestão empresarial, Anderson Souza é casado com Raquel Souza e pai do Pedro Henrique. Com mais de 10 anos de experiência em liderança é idealizador do projeto social orientAÇÃO que tem por objetivo orientar e facilitar jovens profissionais.

Você também pode gostar...