Carreira e Cotidiano

Resiliência – Parte 1

Reprodução Internet

Atualmente as mudanças estão acontecendo de maneira acelerada e continua, exigindo um persistente esforço para adaptação. Sendo assim o estresse é cada vez mais inevitável, gerando diferentes reações, essas que dependendo do ponto de vista, podem ser encaradas com desafio ou como perigo.

O cenário atual exige a tomada de decisão na mesma medida que as coisas vão acontecendo, crises e incertezas, no entanto algumas pessoas conseguem lidar melhor, com menos sofrimento que outras, pois são mais resilientes.

Lembrando que não existe certo ou errado, são somente traços de personalidades diferentes. Há indivíduos menos resilientes que reagem a situações de estresse como algo insuportável, culpa os outros, foca no problema e não na solução. E há indivíduos que buscam solução a partir da parte do problema que conseguem controlar, identificam as situações reais, buscam alternativas e entendem como uma passagem e oportunidade para aprendizado.

A resiliência desenvolvida ajuda a flexionar sem quebrar, diante das pressões ou dificuldades a vida, é uma habilidade desenvolvida de perseverar e se adaptar diante dos mais diversos desafios.

_____

Utilize a hashtag #PortalEC nas redes sociais e compartilhe!

Érica Rodrigues

Psicóloga clínica, pós graduada em Psicanálise e Gestão de Pessoas.

Você também pode gostar...