Carreira e Cotidiano

Resiliência – Parte 2

As desventuras fazem parte da vida de todas as pessoas, e diariamente é necessário lidar com algum desafio, algo inesperado, que não foi planejado. As diversidades podem atingir as pessoas das mais variadas intensidades, e a maneira como o individuo se relaciona com a situação pode causar altos níveis de estresse e consequentemente inúmeros problemas futuros.

O impacto das adversidades causam traumas, e uma situação do presente pode arremeter a alguma experiência do passado mal resolvida ativando uma sobrecarga de emoções negativas e bloqueios que fragilizam o individuo.

Interessante que diante da fragilidade perde-se o controle, o sentimento de medo toma conta e vem acompanhado de dor, tornando o individuo incapaz de reagir positivamente.

Vivencias de estresse continuo ou permanentes tendem a afetar a qualidade de vida de modo negativo, gera conflito em todos os relacionamentos, a maneira como o individuo se comparta diante da sociedade é alterada. E o mais prejudicial dos sintomas é da auto critica, o individuo fica com uma visão distorcida de si, se torna pessimista, inseguro e com isso outros sintomas físicos acompanham, distúrbios alimentares, insônia, fobias entre outros.

Desenvolver a resiliência pode ajudar a encarar as diversidades como oportunidades de exercitar, não são fracassos, são variadas tentativas de sucesso que proporcionam aprendizado.

_____

Utilize a hashtag #PortalEC nas redes sociais e compartilhe!

Érica Rodrigues

Psicóloga clínica, pós graduada em Psicanálise e Gestão de Pessoas.

Você também pode gostar...