Empreendedorismo

Retrospectiva, vamos nos autoavaliar!

Literalmente estamos vivendo os últimos dias do ano de 2018. Ao invés de contarmos os dias progressivamente, estamos contando regressivamente, aquilo que falta para iniciarmos o ano de 2019.

Mas é claro, esse ano ainda não terminou muito menos a nossa energia e força de vontade para concluirmos os projetos que iniciamos e para traçar novas metas a serem perseguidas no próximo ano. É essencial que não deixemos o clima festivo tirar o nosso foco e diminuir a nossa produtividade, todos os dias são valiosos e oportunos para darmos passos largos rumo ao nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Caso até aqui você não esteja satisfeito com o que alcançou ou esteja desmotivado porque nem tudo o que você planejou deu certo, ou porque o que você esperava não aconteceu, eu tenho algo a te dizer:

– Seja otimista, não perca sua fé, não desvie do seu foco, não pare de lutar pelo que você acredita.

Muitas das vezes somos vencidos por nossos pensamentos, pelas circunstâncias em que vivemos, mas isso nunca deve ser uma justificativa para desistirmos. As coisas nem sempre vão sair da maneira que queremos ou no tempo que esperamos, mas o importante é que elas de fato aconteçam, e para isso ser real, você, eu, nós, temos que agir, nós somos o protagonistas de nossa própria história e tudo dependerá única e exclusivamente dos nossos esforços, sacrifícios e muita persistência.

Aproveite esses dias de dezembro para refletir em que patamar você se encontra, quais os objetivos que foram alcançados, quais ainda estão pendentes, mas que, com um pouco mais de energia e empenho podem ser concluídos ainda nesse fim de ano. Pense em todos os detalhes minuciosamente que te marcaram em 2018, em todos os aspectos da sua vida.

Em 365 dias, muitas coisas acontecem que marcam positivamente ou não as nossas vidas, o importante é saber lidar com esses acontecimentos e poder extrair algum aprendizado deles.

Somos surpreendidos com a conquista de um novo emprego, recolocação no mercado de trabalho, presenciar o casamento de entes queridos, conquista de algo pelo qual lutamos muito. Mas também somos marcados pela perda de algo de grande estima para nós, sejam elas materiais ou imateriais. Isso pode ter mudado um pouco quem nós somos, podemos ter perdido um pouco da nossa essência. É por isso que esse é o momento mais oportuno para você fazer uma autoflexão de forma geral.

Não se deixe abater por notícias ruins ou pelo pessimismo, não se dê por vencido, procure nesse instante se autoavaliar e ser generoso na sua nota, você fez muito por si, tem dado o seu melhor e vai conquistar o que tanto almeja.

Trabalhe nos pontos que você tem a melhorar, reveja seus projetos e faça alterações se for preciso. Se o que você projetou até agora não faz mais sentido para você, comece um novo.

Aproveite esse fim de ano para recompor suas energias e para alimentar seus sonhos, invista em você e nas pessoas que estiveram ao seu lado. Arrisque- se e proponha-se a fazer em 2019, algo mais ousado que você fez esse ano, pare de protelar e entenda que o melhor momento para mudanças sempre será o agora. Corre que ainda dá tempo!

Desejo a todos um ótimo natal e um 2019 surpreendente!

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” Chico Xavier.

Florence Stephanie

Flórence Stephanie, estudante de administração e marketing digital. Certificada em marketing de conteúdo e experiência do cliente. "Acredito que o verdadeiro sucesso tem a ver com quem nos tornamos ao longo da vida e quanto isso nos torna feliz!".

Você também pode gostar...