Carreira e Cotidiano

Retrospectiva

Quais foram as maiores conquistas nesse Ano?

Quais foram as maiores decepções?

Quais foram os maiores aprendizados?

O dicionário da língua portuguesa diz que Retrospectiva é lembrar, recordar sobre algo, ou alguém. Essas perguntas te levam a pensar em que? Em quais situações? Bom, chegou o fim de ano, e esse é um dos momentos favoráveis para fazer esse exercício, de questionar e trazer a memoria os acontecimentos vividos. Fazer essa reflexão é avaliar e trazer para o presente tudo que foi experimentado durante esse período e perceber o que foi mais relevante, quais situações foram favoráveis e quais foram desfavoráveis para você e seu desenvolvimento. Rever quais sonhos realizou e quais engavetou, quantas circunstancias se tornaram um sucesso e quais precisaram ser enfrentadas com ferramentas e recursos novos, e que exigiram mais foco e disciplina.

Todo individuo é biopsicossocial, isso significa que esta inserido em variados relacionamentos, amigos, trabalho, família e estudos e fazer uma reflexão individual seria um exercício melhor aproveitado. Se você quiser visualizar melhor cada área seria interessante colocar no papel os acontecimentos mais importantes, no aspecto social, profissional, pessoal e também espiritual, se tiver considerações sobre a saúde também é valido citar e não menos importante sobre a saúde mental, como iniciou e como está atualmente.

Olhar para cada aspecto honestamente e se questionar como cheguei até aqui? Como tudo aconteceu? Em que momento me senti forte e quando me sabotei? O que aprendi com tudo isso? O objetivo disso é pensar, analisar e fechar os ciclos para que novas coisas possam ser planejadas e executadas. Vale lembrar que em cada questionamento deve ser acompanhado de amor e gentileza afinal você esta falando de Você e não tem receita para viver então aprendemos o tempo todo, com toda situação.

Recordar é também expandir a visão sobre cada situação, avaliar os comportamento e o que funcionou e o que não, decidir o que fica e o que não. Nessa retrospectiva pode se notar aquilo que repetimos sem perceber por estar ligado muitas coisas no automático.

Enfim é imprescindível lembrar que fazer essas reflexões ajudam você a fechar os ciclos, e também iniciar o planejamento para o próximo. E o fim de um ano e o inicio de outro é a chance de recomeçar, de se reconectar de se aproximar do que realmente faz sentido.

Érica Rodrigues

Psicóloga clínica, pós graduada em Psicanálise e Gestão de Pessoas.

Você também pode gostar...