Carreira e Cotidiano

Seja você sua própria motivação

O que move você?

O que faz você pular da cama todos os dias?

O que faz você sorrir?

Os meios de transporte de modo geral precisam de combustível para se locomover, seja álcool ou gasolina nos carros Flex, gás GNV ou energia como em outros casos. Na Maria Fumaça a combinação de carvão, lenha e fogo para gerar o vapor, ou ainda a mistura de variados combustíveis para movimentar os grandes navios. O fato é que por si só não se movem, precisam da combinação entre os cuidados com os motores, o combustível adequado, e a manutenção periódica, assim somos nós todos.

Precisamos de uma certa combinação entre o nosso estado interno, podemos considerar a alimentação e nossa mente “nossos motores”, o combustível adequado que seriam “os motivos para viver”, e os cuidados diários como que a manutenção para que possa ficar em pé, produzir e ser ativo, seria talvez essa a combinação para a sua Motivação.

A Motivação, nada mais é o que Motiva-Ação, o que move você diariamente, aquilo que faz você sorrir ao acordar e pular da cama como que tomado por um raio da felicidade para enfrentar as próximas horas do dia. O combustível que você coloca em seus “motores”, considerando aqui a maneira que cuida e alimenta a sua mente, seu corpo e suas ações que refletem como você está se sentindo diante das conquistas e também das diversidades da vida.

Os motivos que fazem você diariamente seguir em frente com seu trabalho, com seus projetos, com seus sonhos devem ser alimentados e também questionados e se necessário ajustados de acordo com a fase da vida que você se encontra. A motivação deve ser nutrida diariamente e concretizada por meio das suas atitudes, de nada adianta estar motivado e não ter uma ação, a motivação por si só não muda a sua vida, agora a motivação combinado com os motivos que você acredita, o combustível adequado e mais uma dose de autoconfiança pode gerar resultados satisfatórios.

Lembrando que a motivação para cada um é diferente e para cada fase da vida também, para alguns é um novo projeto, para outros os estudos, para outros o trabalho, mas não são menos ou mais valiosos por isso. Importante afirmar e sem medo de errar que para todos os motivos o Amor é o maior de todos e deve ser cultivado e alimentado por você diariamente.

O amor que você tem por você, por suas ações, por seus projetos, por sua imagem refletida em cada palavra ou gesto seu, essa deve ser a maior motivação de todas. Você deve ser a sua maior motivação, fazer escolhas por Você, mudar sempre que necessário por você, planejar e repensar os planos sem vergonha por precisar de um tempo para isso.

Escolher seus relacionamentos pessoais e de trabalho, cuidar da sua saúde mental e física, e não deixar que ninguém tome decisões da sua vida por você. Ser você a sua Própria Motivação é o que vai manter vivo seus planos, seus sonhos e a sua mente aquecida com a certeza que não é fácil acordar todos os dias com sorriso no rosto, mas que cada dia vale muito para ser desperdiçado vivendo e realizando os desejos dos outros.

Érica Rodrigues

Psicóloga clínica, pós graduada em Psicanálise e Gestão de Pessoas.

Você também pode gostar...