Brasil

Voluntariado: Levante a mão quem já fez?

Depositphotos.com

O trabalho voluntário pode ser uma maneira muito enriquecedora de conseguir uma primeira oportunidade de emprego e a experiência adquirida neste tipo de trabalho, nenhum outro vai te proporcionar. 

Pelos valores que ali estão embutidos, pela missão do que aquele trabalho representa. O voluntariado está sempre envolvido em uma causa maior, em algo que vai beneficiar o outro, e isto traz um bem e importância que nenhum outro trabalho vai te dar. 

É também uma forma de exercer a cidadania de uma maneira mais ativa, contribuindo com interesses coletivos e por vezes das chamadas minorias.

É verdade que a pandemia abriu um leque de desigualdades e os mais vulneráveis ficaram ainda mais expostos. 

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva revelou que 72% dos Brasileiros tiveram uma atitude de solidariedade durante a pandemia. Foram 117,3 milhões de pessoas, deste número, 74% são da classe C.

Dos 86,3 milhões de Brasileiros que receberam algum tipo de doação, 74% afirmou que faltaria dinheiro para comprar comida. 

A pesquisa ainda mostra outros dados importantes, o que gostaríamos de ressaltar aqui é a importância do trabalho voluntário, de se doar, seja em tempo ou dinheiro. Esse é o tipo de trabalho que mais encoraja, que mais te dá experiências

Abaixo vamos citar alguns tipos de trabalho voluntário de acordo com o NaPrática.org

Mais comuns

Animais e Meio Ambiente

Um dos trabalhos voluntários mais comuns está associado ao cuidado com a natureza – que engloba iniciativas ligadas aos animais e ao meio ambiente. Por meio de projetos em instituições dentro e fora do Brasil, é possível emprestar um pouco do nossos tempo para ajudar a preservar florestas, evitar o desaparecimento de espécies ameaçadas ou quem sabe até reabilitar bichinhos maltratados e abandonados.

Cultura e Educação

Se você gosta de ensinar pessoas ou apoiar projetos educativos e culturais, também há projetos e Organizações Não Governamentais (ONGs) que propiciam experiências de voluntariado. Ajudar em projetos de ensino de línguas, pintura, dança e outros tende a auxiliar na formação das outras pessoas e ainda pode dar um norte a respeito da sua própria carreira. Tem alguma habilidade ou interesse que pode ajudar as outras pessoas? Procure por um voluntariado que atue nessas áreas.

Esportes

São muitos os projetos esportivos que ajudam crianças e jovens a planejar, administrar e cuidar da própria vida. Muitas vezes, são voluntários nessa área que permitem a inserção de crianças, adolescentes e até adultos à vida em sociedade. Além de ajudar a melhorar a saúde das pessoas, projetos esportivos também ensinam valores humanos e sociais que são levados para toda a vida. 

Para explorar

Turismo Social

Se você tem o interesse de ligar o trabalho voluntário à experiência de conhecer uma nova cultura e novos costumes, o turismo social pode ser a sua chance. No Brasil, existem projetos que selecionam, auxiliam e levam pessoas para outras partes do mundo em posições de grande impacto na vida das pessoas. Aqui, as possibilidades são imensas e você pode ajudar em projetos dos mais variados, porém em outros lugares do mundo. O #volunturismo vale também para o Turismo Rural.

Voluntário à distância

Apesar da pandemia de Covid-19 ter impossibilitado o vaivém das pessoas, as necessidades do mundo ainda persistem. Em toda parte, no Brasil e fora, é possível ajudar quem precisa estando em casa, em segurança, e respeitando os protocolos de higiene e segurança. É claro que, nesta categoria, os trabalhos não são “mão na massa” como no modo presencial e nem é possível ter o mesmo nível de contato com as pessoas, mas o aprendizado pode servir tanto quanto. 

Aqui no Espaço Corporativo, temos a experiência da nossa fundadora, que é Mentora, e nos últimos dois anos atuou mais do que nunca colaborando com projetos e startups do Brasil inteiro à distância, considerando que os programas e eventos presenciais foram todos cancelados por conta da pandemia. 

 

 

Texto elaborado com uso das fontes: “O Brasileiro e a Solidariedade, Locomotiva Pesquisa e Estratégia – Março 2021” e “Conheça 5 possibilidades de trabalho voluntário e encontre o que mais combina com você”, por Vitor Soares, do Na Prática.org

Você também pode gostar...