Carreira e Cotidiano

Você é insubstituível, mas as suas habilidades não

Você já pensou, nossa ninguém faz isso tão bem quanto Eu?

Se eu não estiver, isso aqui, não anda?

Jamais alguém será tão bom quanto eu!

Do ponto de vista da sua pessoa, do seu carisma, do seu caráter, seu jeito de vestir, do seu jeito de se comunicar, valores e visão de vida, sim você é único, ninguém é igual a você e nem você é igual a ninguém. Mas do ponto de vista das suas habilidades, sim você pode ser substituído e por alguém melhor e com mais conhecimentos. Essa linha muito tênue que não podemos ultrapassar, entre sermos únicos e permanecermos os únicos que ficaram para trás, as margens da vida e da carreira por pensar que somos essências, e não buscarmos por mudanças, evolução ou novos trajetos.

Você é insubstituível, mas as suas habilidades, Não!

Muitas pessoas se acham insubstituíveis, batem no peito e ostentam essa posição, como se isso fosse motivo de comemoração, sem ao menos pensar que isso pode ser o inicio do fim da sua carreira, do seu crescimento e desenvolvimento, tanto na vida pessoal, como na vida profissional. Para as pessoas que amamos, os sentimentos mudam, essas sim são insubstituíveis, porque amamos pelo que a pessoa representa para nós, e não somente pelas habilidades, mas ainda assim se esse amor não acompanhar a evolução do relacionamento e os movimentos da vida, infelizmente está fadado ao fracasso.

Se você se acha insubstituível no que faz, ou te nomearam dessa maneira, cuidado, pois pode ser um sinal de que você não poderá ser promovido na escala vertical nem na horizontal, já que na sua função você é insubstituível, isso te coloca em uma falsa importância, um cavalo de Tróia. Veja você estacionado no tempo e na mesma função, morrendo devagarinho dentro do seu mundo, protegido, sem almejar a vista linda, do mundo brilhante e o universo de oportunidades lá de fora. Busque se conhecer para entender do que realmente gosta, como poderia potencializar suas fortalezas e trabalhar suas fraquezas, use as suas habilidades de ser insubstituível como pessoa e complemente com outras outras formações, busque por cargos maiores e treine outros para ocupar o seu lugar, compartilhe informações, assim você também reforça o seu próprio conhecimento e consequentemente você progride.

Érica Rodrigues

Psicóloga clínica, pós graduada em Psicanálise e Gestão de Pessoas.

Você também pode gostar...