Como ser produtivo como Barack Obama

Como ser produtivo como Barack Obama

Viagens, reuniões, discursos, elaboração de políticas, articulações, desastres e compromissos sociais – tudo isso pode acontecer num único dia na agenda de um presidente.

Para dar conta de tudo ao longo de seus oito anos na Casa Branca, Barack Obama desenvolveu uma série de hábitos que caem bem na rotina de quem sente que tem mais tarefas que tempo disponível. “Você não pode passar o dia todo distraído com coisas triviais”, resumiu.

Como ser produtivo como Barack Obama

1. Crie algum tipo de uniforme

Tomar muitas decisões por dia cansa – algo conhecido como decision fatigue ou “fadiga de decisão” –, e escolher o que vestir é uma decisão também.

“Você pode ver que eu só uso ternos cinzas ou azuis. Não quero ter que decidir o que vou comer ou vestir porque tenho muitas outras decisões para tomar”, explicou Obama (Steve Jobs também escolheu seu uniforme, composto por jeans e uma blusa preta de gola alta, por motivos similares). 

2. Tenha um sistema simples de feedback

Obama respondia os memorandos que iam parar em sua mesa com uma de três respostas simples: “concordo”, “discordo” ou “vamos discutir”.  Assim, era possível organizar feedbacks e reuniões de maneira mais rápida e eficaz.

3. Se prepare para o dia seguinte

Sua equipe se acostumou a vê-lo trabalhar noite adentro, período em que ele adiantava tarefas e se preparava para o dia seguinte, que começava às 7h.

Com todos os outros dormindo e a Casa Branca silencioso, Obama podia trabalhar sozinho e sem interrupções, que podem ter um custo mais alto do que você imagina.

4. Faça exercícios diariamente

Além de tempo reservado na agenda para jogos de basquete, Obama passava pelo menos uma hora por dia na academia, alterando entre musculação e cardio. O motivo é simples: saúde. “Você precisa se exercitar ou vai quebrar em algum momento”, disse.

5. Priorize tempo para si mesmo

Além do tempo para se exercitar e trabalhar à noite, Obama também considerava sagrado seu horário de jantar, quando conversava com as filhas, relaxava e pensava em outras coisas – algo fundamental já que, às 7 da manhã, a pressão começava de novo.

Fonte: Na Prática – www.napratica.org.br

Rafaela Camargo

Técnica em Gestão Empresarial com expertise em Recursos Humanos e Ética Empresarial, apaixonada por comunicação e uma xicara de café